Canal de Informações (COVID-19)

AÇÕES

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

VACINAÇÃO COVID-19

RECEITAS (COVID-19)

COMPRAS

Prestação de Contas Covid-19 - 2021

LEGISLAÇÃO - RECOMENDAÇÕES

ACESSAR PAINEL COVID-19
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

O QUE É O CORONAVÍRUS

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19,
sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, em tradução livre).

Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus,
com casos inicialmente registrados na China e hoje espalhados por todo o mundo.

Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe.
Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças.
Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

TRANSMISSÃO
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

SINTOMAS

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado.
Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

Febre
Tosse
Dificuldade para respirar

Se apresentar esses sintomas, procure o seu serviço de saúde de referência. Após o exame pelo profissional de saúde, se for constatado quadro leve, o paciente deve receber o atestado médico e permanecer em casa por 14 dias.

Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis nos sites das prefeituras. O atendimento nos hospitais é de média e alta complexidade. Só são encaminhados aos hospitais pacientes com quadros mais graves.

Se tiver dúvidas, ligue a para o 136. Esse é o número do atendimento telefônico gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) e fornece informações e orientações de saúde ao cidadão.

PREVENÇÃO

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente.
Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe
e outras tantas doenças respiratórias.