Campanha de Vacinação Antirrábica 2023

20 de julho de 2023 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de Brejetuba, através da Secretaria de Saúde, iniciou a divulgação da lista de postos referente à Campanha de Vacinação Antirrábica de 2023, que irá do dia 04 de agosto à 30 de setembro.

A Doença

A raiva é uma doença que atinge diretamente os mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele no novo hospedeiro. Este vírus pode ser inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque a um novo animal ou ao homem.

É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo que a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são:

evitar deixar o animal solto nas ruas;

ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira;

nunca separe briga de animais;

cuidados ao pegar bichos machucados;

e evite contato com animais desconhecidos.

A vacinação antirrábica de cães e gatos permanece sendo a principal ação de proteção dos animais contra a raiva e consequentemente de proteção ao homem.

Segue o cronograma de informações para a vacinação antirrábica no município: /uploads/filemanager/CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO ANTIRRABICA 2023.pdf

Proteja seu animal de estimação, leve-o para ser vacinado!