Mãe Brejetubense - GESTAR E MATERNAR

10 de outubro de 2022 às 00h00.

No município de Brejetuba, a qualidade de vida e saúde é um direito garantido até antes mesmo antes do nascimento. O programa "Mãe Brejetubense - GESTAR E MATERNAR" é uma proposta inovadora, baseada no programa mãe curitibana, onde visa o melhor atendimento à saúde da mulher e da criança. O programa está sendo pioneiro no município de Brejetuba e possui um conjunto de ações integradas para promover a maternidade sem riscos e o nascimento saudável.
O programa acompanha a mulher desde o início da gravidez, durante a gestação, dá o suporte durante o período do puerpério e ainda incentiva e apoia a mulher que deseja ser doadora de leite materno.
O intuito do programa é dar suporte as equipes de estratégia e saúde da família (ESF), intensificar a melhoria da qualidade do atendimento, fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar.
No dia 26/08 às 13:00 horas foi feito um treinamento no auditório da prefeitura com os agentes de saúde, no qual abordou os seguintes assuntos:
• Importância do agente de saúde como rede de apoio para o binômio mãe e bebê;
• Importância e benefícios da amamentação;
• Orientações e direcionamento de como funcionará a sala de apoio a amamentação no município de Brejetuba;
• Orientações sobre a importância da doação de leite humano;
• Importância de manter a caderneta de vacinação da criança e do adulto atualizada;
A responsabilidade pelo sucesso do aleitamento materno é compartilhada, assim como os benefícios. As vantagens são bem conhecidas: o leite da mãe é o alimento mais rico para o bebê, contém todos os nutrientes de que ele necessita, não custa nada, não precisa de embalagem, vem na temperatura ideal e está pronto para o consumo. O leite materno traz inúmeros benefícios para mãe, bebê e sociedade em geral.
A rede de apoio é um conjunto de pessoas, grupos e instituições que apoiam a mulher durante a amamentação, de diversas maneiras: dando atenção e carinho, dividindo as tarefas domésticas, orientando-a quanto às boas práticas para o sucesso do aleitamento materno, apoiando-a física e emocionalmente durante as dificuldades; incentivando a amamentação quando da volta ao trabalho após a licença-maternidade, oferecendo um local adequado para ela amamentar e/ou retirar o seu leite no trabalho; e outras tantas formas de apoio em outras situações e necessidades do dia a dia.
A enfermeira Paula Augusta, responsável pela sala de apoio a amamentação no município, reforça: “A amamentação é um processo que permite uma interação dinâmica entre a mãe, o lactente e o meio em que estão inseridos, visando obter os inúmeros benefícios advindos do leite humano diretamente da mama, sendo cada evento uma experiência única. Amamentar ultrapassa os conceitos biológicos, sendo um fenômeno complexo que pode sofrer influência de fatores biológicos, psicológicos, culturais, sociais, econômicos e políticos.”