PARCERIA QUE GERA TECNOLOGIA.

A Prefeitura municipal de Brejetuba, juntamente com o Incaper e agricultores do município vem possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa para melhorar a eficiência produtiva de nossa cafeicultura, fruto de uma parceria de mais de uma década.
Dois desses trabalhos estão instalados a 1100 metros de altitude, na propriedade de um grande parceiro da ciência no município, Senhor Joselino Menegheti, sendo que, um está avaliando 10 cultivares de café com relação a tolerância a ferrugem, produtividade, rendimento e produção de cafés especiais. O objetivo é identificar as cultivares com maior adaptação ao município e, com isso, poder indicar aos cafeicultores, no momento da renovação, aquelas que possam propiciar maior eficiência produtiva.
No segundo experimento, estamos avaliando qual a melhor forma de processamento para 16 cultivares de café, com o objetivo de indicar para o agricultor a forma mais rentável de processamento do café, de acordo com a cultivar.
Iniciamos os trabalhos de pesquisa na safra 2020, avaliação de Genótipos x Formas de processamento, sempre contando com parcerias de agricultores referência, como o Sr. Renato Côco e o Sr. Joselino Menegheti. Assim vamos contribuindo com tecnologias para produção de cafés especiais em nossa região.

"Essa é uma parceria que dá certo. Pesquisa, desenvolvimento e tecnologia são fundamentais para bons resultados na cafeicultura, visto que ano passado ficamos em 2° lugar na premiação dos melhores cafés do Brasil, o que demonstra a importância dessa parceria com os produtores", afirma o Secretário Municipal de Agricultura Felipe Charpinel.

Já o Prefeito João do Carmo Dias destaca que “Brejetuba é conhecida como a Capital Estadual do Café Arábica, movida economicamente pela cafeicultura, que, além de produzir em grande escala, preza pela qualidade do seu produto. Com seus cafés especiais, desponta no cenário nacional como um município pequeno no tamanho, mas grande em potencial”.

Data de Publicação: quinta-feira, 28 de maio de 2020