GRUPO DE APOIO TERAPÊUTICO AO TABAGISTA (GATT)

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer. A OMS estima que 4,9 milhões pessoas (mais de 10 mil por dia) morrem todos os anos em decorrência do cigarro, que contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais pelo menos 70 são cancerígenas.
No Brasil o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, e vem desenvolvendo ações voltadas para o tratamento do tabagismo desde 1989.
No município de Brejetuba, anualmente as ações voltadas para o auxílio no tratamento do Tabagismo são através do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) por meio da Secretaria de Saúde, onde gratuitamente os pacientes interessados em interromper o uso do tabaco passam por uma equipe multiprofissional de referência em três etapas concomitantes; atendimento individual para uma avaliação clínica do estado de saúde, atendimento grupal com o objetivo de sessar o uso do tabaco por meio do desenvolvimento de novas habilidades e estratégias de enfrentamento, e pelo atendimento farmacológico a fim de reduzir os sintomas da abstinência, buscando uma melhora na qualidade de vida e promoção de novos hábitos saudáveis.
Neste primeiro trimestre do ano, a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Rancho Dantas finalizou um grupo de Apoio com os pacientes de sua respectiva área. Ontem, no dia 22/08/2019 os profissionais da equipe de Saúde da UBS da Sede, localizada no centro de Brejetuba, iniciaram os encontros do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) para a sua população. A equipe de referencia é composta pela Médica da Saúde da Família Mariana Assad Gomes, pela Enfermeira Clemilda Sebastiana da Silva  e pela Técnica de Enfernagem Valéria Aparecida Belisario Zavarize.
As demais equipes de saúde do município estão em fase de inscrição dos participantes, para iniciarem este mesmo trabalho em breve. Os interessados em participar destes ou de futuros grupos de apoio, devem se inscrever na Unidade Básica de Saúde da área onde frequenta regularmente ou informar sua Agente Comunitária de Saúde.

Data de Publicação: quinta-feira, 22 de agosto de 2019