PROGRAMAS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Programa Saúde da Família (PSF)
Programa implantado em 1994 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem o objetivo de reorientar a assistência à saúde por meio de equipes multiprofissionais. Essas equipes realizam ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes e agem na manutenção da saúde das comunidades. A atuação ocorre nas unidades básicas de saúde e nas residências. O Município de Brejetuba possui sete Unidades de Saúde da Família, localizadas na Sede, Fazenda Leogildo, Brejaubinha, Rancho Dantas, Marapé e São Jorge.
Informações: (27) 3733-1169/1215

Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) é hoje considerado parte da Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor.

Programa Municipal de Saúde Bucal
O Programa de Saúde Bucal compreende ações de prevenção e promoção à saúde, procedimentos individuais e coletivos. São palestras educativas, campanhas, distribuição de kits de higiene bucal, pequenas cirurgias, aplicação de flúor, atendimentos de urgência/emergências.
Informações: (27) 3733-1169/1215

Programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes)
O programa de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia) realiza reuniões, campanhas de prevenção e consultas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de hipertensos e diabéticos. A Secretaria Municipal de Saúde também fornece material para diabéticos (insulina, medidor e tiras de glicose), mediante triagem feita pela equipe de serviço social.

Programa Municipal de Controle do Tabagismo
O Programa de Tabagismo tem como objetivos principais a prevenção e o controle do tabagismo. O tratamento é feito por meio de reuniões, distribuição de medicamentos e adesivos, além de campanhas de conscientização. Os encontros terapêuticos acontecem uma vez por semana, no primeiro mês do tratamento; as demais reuniões são realizadas durante um ano. Locais de tratamento: Sede.

Programa Municipal de Imunização
No município de Brejetuba, as vacinas de rotina estabelecidas pelo Ministério da Saúde são ofertadas na Unidade de Saúde da Sede. Durante as campanhas nacionais, além das Unidades de Saúde a população conta com os postos volantes de imunização.

Programa Saúde da Mulher
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher é direcionado à população feminina acima de quinze anos. As atividades realizadas compreendem ações de prevenção de doenças, promoção de campanhas educativas e participação em eventos direcionados à mulher.

• Preventivo de Câncer de Mama e Cérvico Uterino
    Tem como objetivo principal a orientação e prevenção dos cânceres de mama e útero. As ações são baseadas em reuniões educativas, coleta de preventivos em todas as Unidades de Saúde e marcação de consultas ginecológicas.
  • Pré-Natal
    No Pré-Natal, são ofertadas consultas em todas as Unidades Básicas de Saúde, realizado pela equipe de ESF. As gestantes que são classificadas como de alto risco são encaminhadas para a referência por meio do sistema MV realizado na própria unidade.
  • Planejamento Familiar
    O Programa Planejamento Familiar é ofertado na consulta médica e de enfermagem, onde são apresentados os vários métodos contraceptivos garantidos pelo SUS.

Vigilância Alimentar e Nutricional

• Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
    O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional tem como principal objetivo a observação, coleta e análise de dados que podem descrever as condições alimentares e nutricionais da população. O programa atende indivíduos de todas as idades que procurarem uma unidade de saúde ou que sejam assistidos pela Estratégia Saúde da Família. O SISVAN também realiza o acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.
  • Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Periodicamente, o Ministério da Cidadania gera uma base de dados com o público para acompanhamento das condicionalidades, ou seja, uma tabela com informações das crianças e dos adolescentes de 6 a 17 anos que deverão ter a frequência escolar verificada. A saúde atua por meio das informações das crianças de 0 a 6 anos que deverão ter o calendário vacinal, o peso e a altura acompanhados, além de dados das mulheres em idade fértil para identificação das gestantes e acompanhamento do pré-natal.

• Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)
    O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) consiste na suplementação medicamentosa de sulfato ferroso para todas as crianças de 6 meses a 18 meses de idade, gestantes a partir da vigésima semana e mulheres até o terceiro mês pós-parto. Os suplementos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde. O objetivo é reduzir o número de casos de anemia por deficiência de ferro em crianças de 6 a 18 meses, gestantes e mulheres no pós-parto em todo o país.
  • Informações: (27) 3733-1169/1215