SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA TREINAMENTO PARA SERVIDORES

13 de setembro de 2023 às 00h00.

No dia 12 de setembro a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Secretária Aparecida de Fátima Cordeiro Alves, realizou um treinamento para todos os seus servidores objetivando capacitar os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para melhor desempenho de suas funções e conhecimentos da Política de Assistência Social.

O encontro foi organizado por técnicos da Secretaria (Assistentes Sociais e Psicólogos) e contou com a participação de todos os servidores pertencentes ao quadro de pessoal da Secretaria e todos os serviços que fazem parte do organograma da Assistência Social: Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Abrigo e Secretaria Municipal.

Entre os temas discutidos estão: a instituição da Política de Assistência Social enquanto política pública, organograma da Secretaria de Assistência Social, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), CRAS e serviços oferecidos, Proteção Social Especial (CREAS e Abrigo) e suas principais características, bem como a violência e suas complexidades, Conselho Tutelar e casos atendidos durante os anos de 2021 e 2022, sigilo e ética profissional, acolhida e escuta qualificada.

Durante o encontro, os servidores tiveram a oportunidade de realizar momentos de reflexão e discutir possíveis melhorias para cada setor, além de buscar conhecimentotécnico de cada Serviço/Programa/Projeto oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Tratou-se de um momento muito importante de estudo, reflexão e proposição de novos desafios para o avanço da Assistência Social do Município.