EEFFAB

Escola Família Agrícola de Brejetuba, 20 anos fazendo educação com excelência!

A Prefeitura de Brejetuba, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na ultima quinta-feira (17), uma grande festa em comemoração aos 20 anos da Escola Família Agrícola.

"O campo sempre foi negado como lugar de oportunidade, emancipação e autonomia. Não era visto como lugar vivo, com valor em si mesmo e que integra a cidade. Era um lugar de atraso e, portanto, não valia a pena investir e empoderar sua comunidade.
Em Brejetuba, esta história tomou outro rumo, com proporções inimagináveis, sonho pequeno, emoldurado em uma casa emprestada com duas salas, mas com um único desejo que unia comunidade, Igreja, Secretaria de Educação e Prefeitura, o desejo de mudar a história campesina para uma história de resistência, uma luta para inserção na dinâmica social, política e econômica do campo como escola pública de qualidade, aberta às demandas, por tecnologias, cultura e trabalho voltada para uma educação pensada para o campo e na comunidade, fortalecendo a identidade cultural. Uma escola de verdade.
A escola de verdade, desejo dos governantes, Igreja e comunidade, pode estar no campo e com a filosofia de alternância, com uma cultura de saberes e fazeres voltados para a diversidade e aberta para a vida da comunidade.
Do campo veio quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso o campo é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E vejo estes 20 anos de Escola família agrícola se transformando em mais 20, e mais 20... enquanto sonhar que no campo também se faz educação com Excelência".

Nossos sinceros agradecimentos a todos que abraçaram esse projeto e contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade.

FOTOS: Clique aqui

Data de Publicação: quarta-feira, 23 de maio de 2018