Prefeito participa da inauguração da primeira fábrica de biochar da América Latina, em Lajinha MG

24 de abril de 2023 às 00h00.

O Prefeito Levi Marques de Souza esteve presente na inauguração da primeira fábrica de biochar da América Latina, em Lajinha MG, parceria da start-up francesa @netzero.brasil e @coocafebr. A fábrica francesa NetZero, poderá produzir mais de 4.500 toneladas de biochar por ano, o que significa remover anualmente mais de 6.500 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera.

O biochar é um produto sólido que se assemelha ao pó de carvão. É obtido por meio da extração do carbono contido nos resíduos vegetais, utilizando o processo de pirólise.

No caso da NetZero, a matéria-prima são resíduos agrícolas.

 

  

 

O biochar estabiliza de forma duradoura o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera por meio da fotossíntese. Este carbono estável é colocado no solo para armazená-lo longe da atmosfera, e ao fazê-lo também melhora a fertilidade do solo.

A NetZero firmou uma parceria com a Coocafé, uma cooperativa que reúne mais de 10 mil cafeicultores, incluindo agricultores de Brejetuba, que irão fornecer milhares de toneladas de resíduos não utilizados provenientes do processo de envelhecimento do café, e a NetZero vai transformá-los em biochar.

Os agricultores são inovadores, cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, e dispostos a testar novas soluções. Estes mesmos agricultores utilizarão este biochar nos seus campos para melhorar a produtividade das culturas e reduzir a utilização de fertilizantes, ao mesmo tempo que ajudam na remoção do carbono.

BOLETIM INFORMATIVO

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e 12:00 às 16:00 horas.

Telefone

(27) 3733-1200 / 3733-1224 / 3733-1167

Endereço

Avenida Angelo Uliana, s/n - Bellarmino Ulyana
Brejetuba/ES - CEP: 29630-000

Localização

Copyright © Prefeitural Municipal de Brejetuba. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.