Conheça Brejetuba

 

Cachoeira da Rampa - Distante 6 km 

Brejetuba é conhecido como a Capital Nacional do Café, está localizada a 147 km de Vitória-ES, Brejetuba produz hoje um dos melhores cafés do Brasil. Rodeado pela exuberante Mata Atlântica, a cidade reúne condições propícias para turistas em busca de um local calmo e distante da correria do dia-a-dia.
O município de Brejetuba nasceu em 15 de dezembro de 1995, desmembrando-se de Afonso Claudio, com apenas 16 anos de existência Brejetuba desponta como uma cidade promissora, um povo humilde, trabalhador e muito hospitaleiro habita a cidade que tem em sua base de renda o cultivo do café arábica.
Com um grande potencial turístico ainda pouco explorado, Brejetuba possui varias cachoeiras, fauna e flora ricas em espécie, destacam-se como local de visitação para os turistas a Pedra Submarino, a Rampa da Pedra da Torre, a Cachoeira da Rampa e a Cachoeira do Bernardo.
 
Pedra Submarino - Brejaubinha 
Com mais de 508 propriedades produzindo café de qualidade, Brejetuba tem despontado no cenário estadual e nacional como referência no trabalho de qualidade em cafés arábicas especiais, recebendo grupos de produtores e compradores de todas as partes do Brasil e Exterior. O município conta hoje com 135 descascadores instalados e funcionando, sendo que 10 descascadores trabalham em regime comunitário, administrados por associações de produtores, projeto esse que é pioneiro no Brasil. No município um total de 1.280 propriedades trabalha com o cultivo do café arábica, com uma área plantada de 16.000 hectares o café representa 90% da renda do município. Outro destaque na produção de café é a alta produtividade por hectare uma Média 25 sacas, enquanto que a média no ES é de 16 sacas.
Brejetuba é um município de topografia montanhosa, as plantações de café se estendem por vales e montanhas formando um imenso tapete verde. O relevo oscilando entre 600 á 1000 metros proporciona a formação de lindos vales e chapadas, montanhas, cachoeiras e cascatas, tudo isso rodeado pela mata atlântica que cobre cerca de 25% do seu território.
Com um enorme potencial para prática de esportes de aventura como rapel, parapente, asa delta e outros o município tem atraído pessoas de varias partes do estado e do Brasil em busca de aventura.
Tomar um cafezinho cultivado, colhido e preparado em algumas das diversas propriedades que produzem o grão no município é uma experiência única, Brejetuba é o único lugar do estado do ES, onde o visitante pode aprender e conhecer tudo sobre o plantio, cultivo, colheita, preparado e sabor dessa bebida que é a segunda mais consumida no mundo, só perde para a água.
A coagem do Maior Cafezinho do Mundo, que é realizada tradicionalmente todo dia 24 de maio, na data onde se comemora o dia nacional do café, fortalece ainda mais o vínculo de Brejetuba com essa bebida, na coagem do Maior Café do Mundo é utilizado um Coador Gigante que mede 2,20 metros de diâmetro por 2,70 metros altura e uma Xícara Gigante com capacidade para 8.260 litros, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro.
 
DADOS GEOGRÁFICOS

Distritos:
Brejetuba Sede, São Jorge do Oliveira e Santa Rita de Brejetuba.

Limites:
Ibatiba, Muniz Freire, Conceição do Castelo, Afonso Claudio, Mutum e Aimorés.

Altitude:
780 m

Latitude:
20.146

Longitude:
41.290

Área:
342.509 Km²

População estimada 2016:
12.797 habitantes

Densidade demográfica (hab/Km²):
34,79

Gentílico:
Brejetubense

Bioma:
Mata Atlântica

Temperaturas:

Média anual (ºC): 22º.

Mínima (ºC): 14º.

Máxima (ºC): 31º.

Período:

Seca:
Julho a setembro.

Chuva:
Novembro a março.

Clima:
Regiões de terras frias, acidentadas, chuvosas e terras secas.

Principais atividades econômicas:
Cafeeicultura.

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Avenida Angelo Uliana, s/n - Bellarmino Ulyana
Brejetuba/ES - CEP: 29630-000
Telefone
(27)3733-1200
E-mail
ouvidoria@brejetuba.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 12h às 16h



Localização