CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL

1ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DOS MUNICÍPIOS DE BREJETUBA, CONCEIÇÃO DO CASTELO E VENDA NOVA DO IMIGRANTE

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Brejetuba promoveu, juntamente com os municípios de Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante, a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no dia 13 de Fevereiro de 2019, no município de venda Nova do Imigrante.
A conferência teve como tema central: OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, e como objetivo promover discussões dos principais desafios e questões vivenciadas pelas pessoas idosas no território municipal e apresentar as respectivas propostas a serem implementadas pelos órgãos governamentais.
A principal característica da Conferência é reunir representantes do Governo e da Sociedade Civil, especialmente os próprios idosos, para debater propostas e prioridades para a política de atendimento de direitos humanos da pessoa idosa.
Durante a Conferência, os presentes foram divididos em grupos para propor ações voltadas aos quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
As propostas apresentadas serão discutidas e levadas à 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que ocorrer é nos próximos meses.
Neste sentido, o evento foi um espaço amplo de defesa e garantia de direitos dos idosos, com efetiva participação e controle social.

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019