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Contatos da Controladoria

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - UNIDADE CENTRAL DE CONTROLE INTERNO - PREFEITURA

 

QUEM SOMOS:

Atualmente a Unidade Central de Controle Interno da Prefeitura de Brejetuba conta com a seguinte EQUIPE:

Rithielli dos Santos Uliana - Controlador Geral -(responsável pela UCCI) - Portaria 501/2013;

Advogado, formado em Direito pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (Fadileste), Pós Graduado em Direito Penal e Processual Penal, e Direito Administrativo, pela Universidade Cândido Mendes (UCAMPROMINAS). Nasceu em 28 de julho de 1988, filho de Élio Uliana, e Silésia dos Santos Uliana, morador de Brejetuba. Na função de Controlador Geral da Prefeitura de Brejetuba, atua como responsável pela Unidade Central de Controle Interno desde janeiro de 2013, e tem como atribuições aquelas constantes na lei 604/2013, dentre as quais, busca adotar mecanismos para exercer o controle preventivo, concomitante e subsequente dos atos administrativos, garantindo maior tranquilidade ao gestor público e melhores resultados à sociedade.

Cristiano Vieira Petronetto -  Auditor Público Interno - Portaria de designação 1186/2017.

Advogado, formado em Direito pela FDCI - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, turma de 1995, servidor público municipal efetivo no cargo de Assessor Jurídico desde 2006,  atua desde maio de 2017 como Auditor Público Interno, por designação.

 

ONDE ESTAMOS:

A Unidade Central de Controle Interno (UCCI) da Prefeitura de Brejetuba, encontra-se situada na sede da Prefeitura Municipal, com a seguinte localização:

Endereço: Avenida Angelo Ulyana s/nº, Bairro Ulyana, Brejetuba-ES, CEP: 29.630-000,

Telefone: (27) 3733-1200, ramal 32.

E-mail: controladoria@brejetuba.es.gov.br

 

O QUE FAZEMOS:

A Unidade Central de Controle Interno - UCCI, foi incorporada na estrurura Administrativa ,através da Lei 604/2013, que lhe garante status de Secretaria, vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo.

Nossas atribuições, enquanto Órgão Central de Sistema de Controle Interno, encontram-se descritas na Lei 602/2013 e 604/2013, dentre as quais:

I - Coordenar as atividades relacionadas com o Sistema de Controle da Administração, abrangendo a administração Direta e Indireta, promover a integração operacional e orientar a elaboração dos atos normativos sobre procedimentos de controle;

II - Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, supervisionando e auxiliando as unidades executoras no relacionamento com o Tribunal de Contas do Estado, quanto ao encaminhamento de documentos e informações, atendimento às equipes técnicas, recebimento de diligências, elaboração de respostas, tramitação dos processos e apresentação dos recursos;

III - Assessorar a administração nos aspectos relacionados com os controles interno e externo e quanto à legalidade dos atos de gestão, emitindo certificados, pareceres e relatórios sobre os mesmos;

IV - Interpretar e pronunciar-se sobre a legislação concernente à execução orçamentária, financeira e patrimonial;

V - Medir e avaliar a eficiência, eficácia e efetividade dos procedimentos de controle interno, através das atividades de auditoria interna a serem realizadas, mediante metodologia e programação próprias, nos diversos sistemas administrativos, da Administração, abrangendo as administrações Direta e Indireta, expedindo relatórios com recomendações para o aprimoramento dos controles;

VI - Avaliar o cumprimento dos programas, objetivos e metas espelhadas no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento, inclusive quanto a ações descentralizadas executadas à conta de recursos oriundos dos Orçamentos Fiscal e de Investimentos;

VII - Exercer o acompanhamento sobre a observância dos limites constitucionais, da Lei de Responsabilidade Fiscal e os estabelecidos nos demais instrumentos legais;

VIII - Estabelecer mecanismos voltados a comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão e avaliar os resultados, quanto à eficácia, eficiência e economicidade na gestão orçamentária, financeira, patrimonial e operacional da Administração, abrangendo a Administração Direta e Indireta, bem como, na aplicação de recursos públicos através de convênios, acordos ou contratos;

IX - Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Ente;

X - Supervisionar as medidas adotadas pelos Poderes, para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, caso necessário, nos termos dos artigos 22 e 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal;

XI - Alertar a autoridade competente para tomar as providências, conforme disposto no art. 31, da Lei de Responsabilidade Fiscal, para recondução dos montantes das dividas consolidada e mobiliária aos respectivos limites;

XII - Aferir a destinação dos recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições constitucionais e as da Lei de Responsabilidade Fiscal;

XIII - Acompanhar a divulgação dos instrumentos de transparência da gestão fiscal nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, em especial quanto ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária e ao Relatório de Gestão Fiscal, aferindo a consistência das informações constantes de tais documentos;

XIV - Participar do processo de planejamento e acompanhar a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária;

XV - Manifestar-se, por iniciativa própria ou quando solicitado pela administração, acerca da regularidade e legalidade de processos administrativos de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade e sobre o cumprimento e/ou legalidade de atos, contratos e outros instrumentos congêneres;

XVI - Propor a melhoria ou implantação de sistemas de processamento eletrônico de dados em todas as atividades da administração pública, com o objetivo de aprimorar os controles internos, agilizar as rotinas e melhorar o nível das informações;

XVII - Instituir e manter sistema de informações para o exercício das atividades finalísticas do Sistema de Controle Interno;

XVIII - Verificar os atos de admissão de pessoal, aposentadoria, reforma,revisão de proventos e pensão para posterior registro no Tribunal de Contas;

XIX - Manifestar através de relatórios, auditorias, inspeções, pareceres e outros pronunciamentos voltados a identificar e sanar as possíveis irregularidades;

XX - Alertar formalmente a autoridade administrativa competente para que instaure imediatamente a Tomada de Contas, sob pena de responsabilidade solidária, as ações destinadas a apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais, ilegítimos ou antieconômicos que resultem em prejuízo ao erário, praticados por agentes públicos, ou quando não forem prestadas as contas ou, ainda, quando ocorrer desfalque, desvio de dinheiro, bens ou valores públicos;

XXI – revisar e emitir parecer sobre os processos de Tomadas de Contas Especiais instauradas pela Administração, incluindo suas administrações Direta e Indireta, conforme o caso, determinadas pelo Tribunal de Contas do Estado;

XXII - Após esgotar as ações na esfera administrativa, o responsável pela Unidade Central de Controle Interno do respectivo poder, representará ao TCEES, sob pena de responsabilidade solidária, sobre as irregularidades e ilegalidades identificadas e as medidas adotadas;

XXIII –Emitir parecer conclusivo sobre as Contas Anuais prestadas pela Administração; 

XXIV - Realizar outras atividades de manutenção e aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno.

 

PREFEITURA DE BREJETUBA - ES
Avenida Angelo Uliana, s/n - Bellarmino Ulyana
Brejetuba/ES - CEP: 29630-000

Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 12h às 16h